Cine Brejo – Mulungu, CE-  Praça do Conjunto Padre Pedrosa – 01 de fevereiro 2019

 

Parque de Diversão (CE), de Armando Praça

Num domingo, pai e filhos saem de casa e percorrem longo trajeto em busca da diversão possível.

Jonas e o Circo Sem Lona (BA), 2015, de Paula Gomes

Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

 

Cine Brejo – Mulungu, CE – Pracinha do Conjunto Padre Pedrosa – 22 de março de 2019

 

Mamingo (CE), de Vivi Rocha e Irene Bandeira

Imagens, sons e borduna: os Ikpeng do Médio Xingu apresentam um olhar de dentro da aldeia, entre suas tarefas cotidianas e o fazer audiovisual.

Das crianças ykipeng para o mundo (MT), de Kumaré Ikpeng ,Karané Ikpeng e Natuyu Yuwipo Txicão

Com espontaneidade e humor, quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia e suas famílias, suas brincadeiras e brinquedos; os meninos, por exermplo, mostram como fazem flechas e como pescam para “suas mulheres”, as meninas como “cuidam de seus maridos”. Preparando o polvilho para o beijú, uma das meninas pergunta para um marido imaginário: “Será que suas esposas também fazem assim?”. Curiosas em conhecer como vivem crianças de outras culturas, elas pedem uma resposta.

 

Waapa (RJ), de Renata Meirelles, David Heeks e Paula Mendonça

Um mergulho inédito na infância Yudja e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza na organização do corpo-alma dessas crianças.