CB_icone_site.png

JUVENTUDES

A sessão é aberta por Espada de São Jorge - Memórias isoladas do quintal, realizado por Amanda Freire (CE) que, em meio ao caos e ao isolamento, nos apresenta um experimento-performático que transforma o próprio quintal em um terreno fértil para sonhos e pensamentos. Em Desmonte, de Mariana Cavalcanti (RJ), o contato com as ruínas de uma escola abandonada nos coloca entre os espectros do passado e fantasmas do presente que  nos fazem pensar sobre a situação da educação pública no Brasil. Já em Ilhas de Calor, dirigido por Ulisses Arthur (AL), a escola se torna cenário para o afeto compartilhado entre os estudantes secundaristas. Ao longo do filme, acompanhamos uma experiência de encantamento pela liberdade. Em Amores, Coragem, realizado por Victoria de Lima e Mateus Falcão (CE), tomados por um desejo de expansão, um grupo de jovens no sertão central cearense, faz surgir uma nova cidade a partir das ocupações de espaços públicos esquecidos. Dirigido por Breno Henrique (MG), Como se o céu fosse oceano encerra a sessão, transitando entre os desejos, sonhos, medos e angústias de jovens que habitam uma cidade grande e afirmando as possibilidades de engajamento na própria história.


 

FILMES:

1. memorias isoladas do quintal.jpg

Espada de São Jorge - Memórias isoladas do quintal [2min]

Amanda Freire | CE

 

Em meio ao caos de isolamento social, apresentamos um experimento-performático sobre pensamentos, sonhos e isolamentos na periferia de Fortaleza, inspirado em memórias de quintal, com a proteção de São Jorge.

2. desmonte.JPG

Desmonte [6min]

Mariana Cavalcanti |  RJ

 

A ruína carcomida da boa educação falida treme na base com os abalos da geração 2000.

3. ilhas de calor.jpg

Ilhas de Calor [20 min]

Arthur Ulisses |  AL

 

Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

4. amores, coragem.jpg

Amores, Coragem [17 min]

Victoria de Lima e Mateus Falcão | CE

 

Restritos a um espaço específico do município de Quixeramobim, no sertão central cearense, um grupo de jovens se reuniu e decidiu mudar esse panorama. A partir de ocupações de locais públicos esquecidos, uma nova cidade surgiu. Amores, Coragem é um documentário experimental fruto dessa vivência intensa dos ocupantes com a cidade.

5. Como se o céu fosse oceano.jpg

Como se o céu fosse oceano [18 min]

Breno Henrique |  MG

 

Belo Horizonte, 2018. Encontro de corpos que compartilham, cada um à sua maneira, anseios, histórias, afetos, medos e existências, tudo isso com a cidade de pano de fundo. Jovens atravessados por diferentes experiências sociais, ocupando a cidade e criando suas próprias narrativas de vida.