

JUVENTUDES
A sessão é aberta por Espada de São Jorge - Memórias isoladas do quintal, realizado por Amanda Freire (CE) que, em meio ao caos e ao isolamento, nos apresenta um experimento-performático que transforma o próprio quintal em um terreno fértil para sonhos e pensamentos. Em Desmonte, de Mariana Cavalcanti (RJ), o contato com as ruínas de uma escola abandonada nos coloca entre os espectros do passado e fantasmas do presente que nos fazem pensar sobre a situação da educação pública no Brasil. Já em Ilhas de Calor, dirigido por Ulisses Arthur (AL), a escola se torna cenário para o afeto compartilhado entre os estudantes secundaristas. Ao longo do filme, acompanhamos uma experiência de encantamento pela liberdade. Em Amores, Coragem, realizado por Victoria de Lima e Mateus Falcão (CE), tomados por um desejo de expansão, um grupo de jovens no sertão central cearense, faz surgir uma nova cidade a partir das ocupações de espaços públicos esquecidos. Dirigido por Breno Henrique (MG), Como se o céu fosse oceano encerra a sessão, transitando entre os desejos, sonhos, medos e angústias de jovens que habitam uma cidade grande e afirmando as possibilidades de engajamento na própria história.
FILMES:

Espada de São Jorge - Memórias isoladas do quintal [2min]
Amanda Freire | CE
Em meio ao caos de isolamento social, apresentamos um experimento-performático sobre pensamentos, sonhos e isolamentos na periferia de Fortaleza, inspirado em memórias de quintal, com a proteção de São Jorge.

Desmonte [6min]
Mariana Cavalcanti | RJ
A ruína carcomida da boa educação falida treme na base com os abalos da geração 2000.

Ilhas de Calor [20 min]
Arthur Ulisses | AL
Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

Amores, Coragem [17 min]
Victoria de Lima e Mateus Falcão | CE
Restritos a um espaço específico do município de Quixeramobim, no sertão central cearense, um grupo de jovens se reuniu e decidiu mudar esse panorama. A partir de ocupações de locais públicos esquecidos, uma nova cidade surgiu. Amores, Coragem é um documentário experimental fruto dessa vivência intensa dos ocupantes com a cidade.

Como se o céu fosse oceano [18 min]
Breno Henrique | MG
Belo Horizonte, 2018. Encontro de corpos que compartilham, cada um à sua maneira, anseios, histórias, afetos, medos e existências, tudo isso com a cidade de pano de fundo. Jovens atravessados por diferentes experiências sociais, ocupando a cidade e criando suas próprias narrativas de vida.