

CINECLUBISMO COM A ESCOLA
A partir dos encontros e conversas que surgiram na Oficina de Cineclubismo com a Escola, o grupo de participantes foi incentivado a pensar uma proposta curatorial em diálogo com o ambiente escolar. O eixo temático foi "Escola, Infâncias e Adolescências", abordando temas que se referem a esse contexto específico e a multiplicidade de situações ali vivenciadas. Nesse sentido, a sessão Cineclubismo com Escola nos convida a atravessar os modos de lidar com o seu entorno, com a alteridade e com as diferenças que constituem o ambiente escolar.
FILMES:

Que sorte! [9 min]
Alunos do 8º ano da Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande | RJ

Dudu e o lápis cor da pele [19 min]
Miguel Rodrigues | SP
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de "lápis cor da pele" para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade.

Raízes [3 min]
João Marcos Maia | CE
Raízes, ressalta a preservação e valorização de nossa cultura Cearense. O curta tem por intuito, instigar uma reflexão sobre as várias formas de costumes presentes em nosso estado e as múltiplas difusões de tradições. Nesse sentido, a obra possui um caráter crítico/reflexivo ressaltando a propagação das práticas históricas/culturais como forma de desenvolvimento do nosso querido Ceará.

Ana [16 min]
Vitória Felipe dos Santos | SP
Ana é uma menina negra que não se reconhece como negra. Jeannette é uma professora refugiada com dificuldades de adaptação no Brasil. Vítimas de racismo, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas.

Olimpíada de Língua Portuguesa [5 min]
Alunos da EEM João Alves Moreira | CE

#Apaixonadinho [13 min]
Alexandre Estevanato e Lixa Palosa | SP
Um sentimento diferente de tudo que já sentiu vai fazer com que Caio descubra como é estar apaixonado de verdade pela primeira vez. Prepare-se para voltar a ser criança. E você, lembra-se da sua primeira paixão?