CB_icone_site.png

CINECLUBISMO COM A ESCOLA

A partir dos encontros e conversas que surgiram na Oficina de Cineclubismo com a Escola, o grupo de participantes foi incentivado a pensar uma proposta curatorial em diálogo com o ambiente escolar. O eixo temático foi "Escola, Infâncias e Adolescências", abordando temas que se referem a esse contexto específico e a multiplicidade de situações ali vivenciadas. Nesse sentido, a sessão Cineclubismo com Escola nos convida a atravessar os modos de lidar com o seu entorno, com a alteridade e com as diferenças que constituem o ambiente escolar.

FILMES:

1. que sorte!.JPG

Que sorte! [9 min]

Alunos do 8º ano da Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande | RJ

2. dudu e o lápis.jpg

Dudu e o lápis cor da pele [19 min]

Miguel Rodrigues | SP

Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de "lápis cor da pele" para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade.

3. raízes.JPG

Raízes [3 min]

João Marcos Maia | CE

Raízes,  ressalta a preservação e valorização de nossa cultura Cearense. O curta tem por intuito, instigar uma reflexão sobre as várias formas de costumes presentes em nosso estado e as múltiplas difusões de tradições. Nesse sentido, a obra possui um caráter crítico/reflexivo ressaltando a propagação das práticas históricas/culturais como forma de desenvolvimento do nosso querido Ceará.

4. ana.jpg

Ana [16 min]

Vitória Felipe dos Santos | SP

Ana é uma menina negra que não se reconhece como negra. Jeannette é uma professora refugiada com dificuldades de adaptação no Brasil. Vítimas de racismo, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas.

5. olimpíada.JPG

Olimpíada de Língua Portuguesa [5 min]

Alunos da EEM João Alves Moreira  | CE

6. #apaixonadinho.jpg

#Apaixonadinho [13 min]

Alexandre Estevanato e Lixa Palosa | SP

Um sentimento diferente de tudo que já sentiu vai fazer com que Caio descubra como é estar apaixonado de verdade pela primeira vez. Prepare-se para voltar a ser criança. E você, lembra-se da sua primeira paixão?