CB_icone_site.png

BRINCAR COM O CINEMA

A sessão Brincar com o Cinema convida a entrar num universo lúdico e fabulatório da infância, a partir da experiência do brincar com a imagem. Num processo de experimentação com imagens e sons, os filmes nos trazem possibilidades de um presente possível. Inventando e reinventando histórias, a partir da casa, do quintal, da janela, dos desenhos, das formas de brincar com a comunicação entre amigos, da relação com avós, com a família, com os rios e seus arredores, estes e outros gestos se tornam potencialidade inventiva da infância na construção permanente na relação do cinema com a educação. Os filmes nos convidam ao encontro com a infância, ontem, hoje e sempre.

FILMES:

1. disque quilombola.jpg

Disque Quilombola [13 min]

David Reeks | ES

 

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância têm mais semelhanças do que diferenças.

2. reisado miudim.jpg

Reisado Miudim [13 min]

Petrus Cariri | CE

O sonho de Mateus é brincar no reisado. No dia da apresentação, seu avô pede para que ele vá com Bruno até a feira para comprar fitas. Lá, Bruno insiste para que Mateus compre brinquedos. Mateus resiste. Voltando para casa, Mateus recebe do seu avô um lindo presente.

3. tudo verdim.JPG

TUDO VERDIM, uma constelação de memórias inventadas [10min] Alun

os da Escola Estadual Indígena Angelo Pereira Xavier | BA

Apesar da ausência de chuvas na região, as crianças da etnia Pankararé narram um sertão todo verde onde o ser humano não está no centro do universo e não é maior ou melhor que os pés de Jatobá, animais, terra, água, sois ou chuvas... Eles e as outras gentes vivem em harmonia com os seres Encantados, caros, aviões, animais e Tudo Verde. TUDO VERDIM é uma coleção de memórias inventadas de crianças do Território Indígena Pankararé no Sertão da Bahia, narrado entre pausas, cantos sagrados, palavras e desenhos.

3. um pouco do porto.jpg

Um pouco do Porto - Cartografia de imagens [8 min]

Projeto Cartografia de imagens  | PB

 

Cauã mostra o seu mundo que existe dentro da comunidade ribeirinha do Porto do Capim.

5. filmar o mundo de dentro de casa.JPG

Filmar o mundo de dentro de casa [8 min]

Alunos e alunas da Escola Domingos Abreu/ Escola Luiz Rocha Mota e Escola Luiz Demerval | CE

 

Resultado da oficina da Mostra Internacional de Audiovisual para infância realizada de forma remota durante a pandemia do Covid 19 em setembro de 2020.