CB_icone_site_3.png

Oficinas

Com Henrique Dídimo

 

Nos dias 15, 16 e 17 de março de 2021, realizamos a “Oficina Cineclubismo com a escola”. Durante os nossos encontros, buscamos oferecer ferramentas para a criação e a manutenção de um cineclube no ambiente escolar, tendo como principal objetivo compreender o cineclube como espaço de aprendizagem e de troca de informações. O intuito foi discutir acerca da importância do cineclube para apropriação crítica e o desenvolvimento de um olhar sensível sobre o cinema e a produção audiovisual. Durante o curso, os alunos foram incentivados a pensar uma prática curatorial em diálogo com as escolas onde atuam. Os encontros resultaram na sessão Cineclubismo com a escola, a partir do eixo temático "Escola, Infâncias e Adolescências".

CB_icone_site_3.png

     O cinema que há em casa

CB_icone_site_3.png

Com Ana Paula Vieira | Leonardo Câmara | Clara Bastos | Rúbia Mércia

 

Diante da necessidade do isolamento social, a realização a oficina “O cinema que há em casa”, realizada de  12 a 16 de abril de 2021, teve como objetivo suscitar entre os alunos diferentes possibilidades de criação com o cinema dentro de casa. Nosso intuito foi oferecer uma introdução à linguagem e à prática audiovisual ao longo dos encontros teórico-práticos. Trabalhamos com dispositivos de criação, visionamento de trechos de filmes e vídeos e análises e conversas sobre imagens e exercícios realizados. Ao final dos encontros, as participantes idealizaram os curta-metragens Uma carta para Aldeniza e Uma carta para Alana a partir das experimentações e produções realizadas ao longo da oficina.

Uma carta para Aldeniza [4:57]

Alana Cristina  |  Recife - PE

 

Um pouco da rotina e sentimentos de Alana durante a quarentena.

Uma carta para Alana [6:06]

Aldeniza Santos  |  Aratuba - CE

 

Fala do meu lugar é também falar de mim, falar de onde eu cresci, falar do que é simples. Uma carta para Alana é para deixar vocês com o gostinho de quero mais e vir nos conhecer. Conhecer nossas histórias, nossos costumes e saberes do Povo Kanindé (Aratuba - CE).